quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VIVENDO A FÉ

FÉ E RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA
 
          Nos últimos tempos temos visto uma grande movimentação mundial com relação a preservação do meio ambiente e consequentemente à diminuição do aquecimento global e da redução do desperdício de água. Entretanto não é de hoje que o ser humano, vem promovendo a degradação ambiental, principalmente em busca de um crescimento desenfreado e de maiores riquezas. O crescimento é importante? É. Mas desde que ele preserve o ecossistema, protegendo assim a obra da criação Divina. Penso que a interdependência que une entre si todos os habitante da Terra, está maravilhosa criação de Deus, dever ser respeitada, pois só assim é que conseguiremos eliminar diversas causas dessas anomalias ecológicas e, por conseguinte,  frear este verdadeiro rolo compressor de destruição dos habitantes da Terra.
          Meus irmãos, em Cristo Jesus, é neste contexto que o cristão católico está inserido e deve ter uma participação ativa, através de sua inabalável Fé, a começar pela sua vida particular, para mudança deste quadro. Pois se temos Fé em Deus e em toda sua criação, temos o dever de preservá-la e influenciar a todos para que também o façam. Portanto não se pode conceber que um cristão, embora orante e seguidor do Evangelho, continue fazendo parte do contingente daqueles que agridem o meio ambiente, a flora, a fauna e os micro organismos que vivem na Terra. É na vivência ecologicamente correta que o cristão deve mostrar à todos a sua Fé inabalável no Criador. Tendo o cristão, em São Francisco de Assis, um grande exemplo a seguir e a motivá-lo neste importante papel  de agente de preservação do ecossistema. Pois São Francisco em virtude de sempre pensar no Criador diante das belezas da natureza é o Patrono da Ecologi a. Para ele a bondade e a imensa sabedoria de Deus estava clara nas flores, nos riachos, no sol, enfim em toda a natureza. 
         
          "Hoje como nunca se deve ajudar as pessoas para que saibam ver na criação algo mais do que uma simples fonte de riqueza ou exploração nas mãos do homem. Confiando a criação ao homem, Deus espera que ele saiba usá-la fazendo-a frutificar de modo responsável e respeitoso" (Bento XVI)
 
 
          Alfredo Muniz - Jornalista e Adm Escolar
          e-mail: ajmuniz@ibest.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOA NOITE!!

 DEUS SANTO, DEUS FORTE, DEUS IMORTL, TEM PIEDADE DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO!